sexta-feira, 13 de abril de 2012

O professor convencional e o aluno multimídia




A educação no século XXI está atrelada à capacidade do indivíduo de lidar com os sistemas tecnológicos, a sociedade escolar neste aspecto, vem adaptando-se digamos “que em passos lentos”.
Aos poucos as escolas brasileiras estão se modernizando, mas ainda, está muito a quem do esperado, um fator responsável por este atraso é que infelizmente muitos professores ainda trazem enraizados em suas concepções o tradicionalismo.
Enquanto as escolas juntamente com seus profissionais, professores, diretores, coordenadores etc., arrastam-se neste mar de informações, nesta poluição sonora e visual, os alunos se deleitam diante tantas regalias, eles aproveitam, dedicam-se , e sabem tudo, de internet, redes sociais, jogos enfim são “craques” em computadores e todo de tipo de tecnologia. Hoje podemos afirmar que a internet é mais que um mero instrumento ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação.
Diante estas afirmações e tantas cobranças que o sistema educacional vem sofrendo, o professor se viu na obrigação de refletir sobre suas capacidades profissionais, pois, o aluno já não está aprendendo apenas com o livro didático, e aulas expositivas, com tudo, o professor, tem a necessidade de falar a língua do seu aluno, interagir de igual para igual, e a tecnologia tem encurtado cada vez mais esse caminho, abrindo novas oportunidades, mas, como nada é por acaso o profissional da área da educação deve se preocupar em investir na sua carreira, principalmente atualizar seus conhecimentos, estudar novas possibilidades de ensino inovar sua didática, e através disso, usar a tecnologia para criar, re-significar, construir, e intercambiar novos saberes.

LUCIENE APARECIDA PEREIRA

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