A educação no século
XXI está atrelada à capacidade do indivíduo de lidar com os
sistemas tecnológicos, a sociedade escolar neste aspecto, vem
adaptando-se digamos “que em passos lentos”.
Aos poucos as escolas
brasileiras estão se modernizando, mas ainda, está muito a quem do
esperado, um fator responsável por este atraso é que infelizmente
muitos professores ainda trazem enraizados em suas concepções o
tradicionalismo.
Enquanto as escolas
juntamente com seus profissionais, professores, diretores,
coordenadores etc., arrastam-se neste mar de informações, nesta
poluição sonora e visual, os alunos se deleitam diante tantas
regalias, eles aproveitam, dedicam-se , e sabem tudo, de internet,
redes sociais, jogos enfim são “craques” em computadores e todo
de tipo de tecnologia. Hoje podemos afirmar que a internet é mais
que um mero instrumento ela representa um modo diferente de efetivar
a comunicação e o processamento social da informação.
Diante estas afirmações
e tantas cobranças que o sistema educacional vem sofrendo, o
professor se viu na obrigação de refletir sobre suas capacidades
profissionais, pois, o aluno já não está aprendendo apenas com o
livro didático, e aulas expositivas, com tudo, o professor, tem a
necessidade de falar a língua do seu aluno, interagir de igual para
igual, e a tecnologia tem encurtado cada vez mais esse caminho,
abrindo novas oportunidades, mas, como nada é por acaso o
profissional da área da educação deve se preocupar em investir na
sua carreira, principalmente atualizar seus conhecimentos, estudar
novas possibilidades de ensino inovar sua didática, e através
disso, usar a tecnologia para criar, re-significar, construir, e
intercambiar novos saberes.
LUCIENE APARECIDA PEREIRA
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