sexta-feira, 27 de abril de 2012

CONCEITUANDO...

HIPERTEXTO - Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. (http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm )

Penso que o interessante é que os links fazem com que partes dos textos se unam a outros, deixando a nosso cargo a formação de nosso próprio texto.

Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por
Morgado, 1998). (http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html )


Hiperlink - é sinônimo de link, hiperlink consiste em links que vão de uma página da Web ou arquivo para outro(a), o ponto de partida para os links, é denominado de hiperlinks
História do hiperlink o termo "Hiperlink" foi escrita em 1965 (ou, eventualmente, 1964) por Ted Nelson no início do projeto Xanadu. Nelson tinha sido inspirado pelo "Como nós pode pensar," um ensaio popular por Vannevar Bush. O ensaio, Bush descrito era baseado em  Memex onde qualquer um poderia vincular qualquer duas páginas de informações em uma "trilha" de informação relacionada e, em seguida, era movida para frente e para trás entre páginas como se estivessem em um rolo de microfilme único. A analogia contemporânea mais próxima seria criar uma lista de marcadores para páginas da Web relacionadas e, em seguida, permitir que o usuário virasse  para frente e para trás através da lista.

Uma série de livros e artigos publicados desde 1964 através de 1980, Nelson transposto o conceito de Bush de cruzar automatizado no contexto de computador, deixou strings de texto aplicáveis às específicas, em vez de páginas inteiras, generalizada-lo de uma máquina local do porte de secretária a uma rede mundial de computadores teórica e defenderam a criação de uma rede de tal. Entretanto, trabalhando de forma independente, uma equipa liderada por Douglas Engelbart (com Jeff Rulifson como programador chefe) foi o primeiro a implementar o conceito de hiperlink para rolagem dentro de um único documento (1966) e logo depois para a ligação entre parágrafos dentro de documentos separados (1968). Consulte NLS.
Em determinadas jurisdições tem sido discutido que hiperlinks não são apenas referências ou citações, mas são dispositivos para copiar páginas da web. Na Holanda, por exemplo, Karin Spaink foi inicialmente condenado por violação de direito autoral para vinculação, embora este acórdão foi derrubado em 2003. Os tribunais que advogam consulte a mera publicação de um hiperlink que se conecta ao material ilegal para ser um acto ilegal em si, independentemente de é ilegal referenciando material ilegal. Em 2004, Josephine Ho foi absolvido de 'Hiperlinks que corrompem os valores tradicionais' in Taiwan. [2] em 2000, British Telecom demandadas Prodigy, alegando que o Prodigy violou sua patente (U.S. Patent 4,873,662) na web hiperlinks. Depois de litígios, um Tribunal encontrado para Prodigy, acórdão que a patente da British Telecom não abrangia web hiperlinks. [3] jurisprudência nos Estados Unidos, existe uma distinção entre o simples acto de vinculação ao site de outra pessoa e vinculação ao conteúdo que seja ilegal ou ilícita. [4] vários tribunais encontraram que simplesmente ligando a do alguém site é não direitos autorais ou marca registrada violação, independentemente do quanto que alguém poderia objeto. [5]. [6] [7] vinculação ilegal ou violem o conteúdo pode ser suficientemente problemático para dar origem a jurídica responsabilidade. 

Hipertextos - são recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente. Cada texto termina com a abertura para outros textos afins, facilitando o planejamento das aulas e a aprendizagem.
ELISETE SOUSA XAVIER









Nenhum comentário:

Postar um comentário