terça-feira, 17 de abril de 2012

Educador e as Novas Mídias


             Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos. A interação que eles permitem pede uma revisão dos métodos tradicionais de ensino. Quanto mais se mantiverem os hábitos que relegam o aluno a um papel meramente receptor, menos diferença a tecnologia fará no aprendizado. Em muitas escolas, os computadores ficam durante a maior parte do tempo confinados a salas que só se abrem para aulas de informática, sem se incorporar ao projeto pedagógico. É como deixar trancados os livros da biblioteca ou limitar seu uso ao processo estrito de alfabetização.
               O papel do professor, portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento com base em um labirinto de possibilidades. O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais. Ou criar páginas na internet para a garotada publicar seus textos. Na educação precisamos de pessoas que sejam competentes e que ao educar facilite, num clima de confiança, interações pessoais e grupais que ultrapassem o conteúdo para que ajude a construir seu conhecimento.
               "O futuro é determinado pelas escolhas do presente. Os professores tem a opção de se recostar e deixar as mudanças invadirem seu mundo e, só então, reagir, ou de participar ativamente na moldagem do futuro."(Jung Robert) A educação será cada vez mais importante para as pessoas, corporações, países, para o mundo como um todo. Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de presença e distância se altera profundamente e as formas de ensinar e aprender também. A educação será cada vez mais complexa, porque a sociedade vai tornando-se em todos os campos mais complexa, exigente e necessitada de aprendizagem contínua. A educação acontecerá cada vez mais ao longo da vida, de forma seguida, mais inclusiva, em todos os níveis e modalidades e em todas as atividades profissionais e sociais. Na educação a distância encontramos hoje inúmeras possibilidades de combinar soluções pedagógicas adaptadas a cada tipo de aluno, às peculiaridades da organização, às necessidades de cada momento. Podemos dar aulas ao vivo a distância por tele ou videoconferência. Podemos combinar aulas com interação via Internet. Podemos combinar cursos com apoio forte no texto impresso e alguma interação pela Internet. Podemos preparar cursos prontos, em pacotes com outros semi-prontos, que se complementam com atividades colaborativas. Podemos elaborar uma proposta de curso onde o próprio grupo escolhe o seu caminho. Nunca tivemos tantas possibilidades de escolha. Isso é, sem dúvida uma vantagem, mas assusta aos que estavam acostumados a pensar a educação a distância fundamentalmente baseada no texto impresso
               Acredita-se que todas as tecnologias possam estar voltadas para a educação desde que tenha-se um objetivo definido e um fim para se alcançar.
Estas nos são de grande valia quando se trata de buscar informações recentes e atualizadas para que possamos não deixar defasar nossos conhecimentos e informações dentro de uma globalização que alcança cada dia uma velocidade maior e, nós educadores mais que outros necessitamos manter-nos atualizados para encaminhar os educandos à busca do saber e consciência bem como discernimento.
                José Manuel Moran em uma de suas entrevista coloca: "As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo. O re-encantamento, em grande parte, vai depender de nós." Isto nos reporta a uma análise do nosso desejo de crescermos cada vez mais, buscar ferramentas novas que motivem nossos alunos a querer, ter gosto em aprender, e serem eficientes.
FRANCINI PEREIRA BIANCHINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário