Fazer parte dos novos tempos
não depende apenas de equipamentos modernos. A interação que eles permitem pede
uma revisão dos métodos tradicionais de ensino. Quanto mais se mantiverem os
hábitos que relegam o aluno a um papel meramente receptor, menos diferença a
tecnologia fará no aprendizado. Em muitas escolas, os computadores ficam
durante a maior parte do tempo confinados a salas que só se abrem para aulas de
informática, sem se incorporar ao projeto pedagógico. É como deixar trancados
os livros da biblioteca ou limitar seu uso ao processo estrito de
alfabetização.
O papel do professor, portanto,
é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento com base em um
labirinto de possibilidades. O computador trouxe novas situações de
aprendizagem que o professor deve gerenciar. É possível, por exemplo, estimular
o raciocínio lógico com jogos virtuais. Ou criar páginas na internet para a
garotada publicar seus textos. Na educação precisamos de pessoas que sejam
competentes e que ao educar facilite, num clima de confiança, interações
pessoais e grupais que ultrapassem o conteúdo para que ajude a construir seu
conhecimento.
"O futuro é determinado
pelas escolhas do presente. Os professores tem a opção de se recostar e deixar
as mudanças invadirem seu mundo e, só então, reagir, ou de participar
ativamente na moldagem do futuro."(Jung Robert) A educação será cada vez
mais importante para as pessoas, corporações, países, para o mundo como um
todo. Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de
presença e distância se altera profundamente e as formas de ensinar e aprender
também. A educação será cada vez mais complexa, porque a sociedade vai
tornando-se em todos os campos mais complexa, exigente e necessitada de
aprendizagem contínua. A educação acontecerá cada vez mais ao longo da vida, de
forma seguida, mais inclusiva, em todos os níveis e modalidades e em todas as
atividades profissionais e sociais. Na educação a distância encontramos hoje
inúmeras possibilidades de combinar soluções pedagógicas adaptadas a cada tipo
de aluno, às peculiaridades da organização, às necessidades de cada momento.
Podemos dar aulas ao vivo a distância por tele ou videoconferência. Podemos combinar
aulas com interação via Internet. Podemos combinar cursos com apoio forte no
texto impresso e alguma interação pela Internet. Podemos preparar cursos
prontos, em pacotes com outros semi-prontos, que se complementam com atividades
colaborativas. Podemos elaborar uma proposta de curso onde o próprio grupo
escolhe o seu caminho. Nunca tivemos tantas possibilidades de escolha. Isso é,
sem dúvida uma vantagem, mas assusta aos que estavam acostumados a pensar a
educação a distância fundamentalmente baseada no texto impresso
Acredita-se que todas as
tecnologias possam estar voltadas para a educação desde que tenha-se um
objetivo definido e um fim para se alcançar.
Estas nos são de grande valia quando se trata de buscar informações recentes e atualizadas para que possamos não deixar defasar nossos conhecimentos e informações dentro de uma globalização que alcança cada dia uma velocidade maior e, nós educadores mais que outros necessitamos manter-nos atualizados para encaminhar os educandos à busca do saber e consciência bem como discernimento.
Estas nos são de grande valia quando se trata de buscar informações recentes e atualizadas para que possamos não deixar defasar nossos conhecimentos e informações dentro de uma globalização que alcança cada dia uma velocidade maior e, nós educadores mais que outros necessitamos manter-nos atualizados para encaminhar os educandos à busca do saber e consciência bem como discernimento.
José Manuel Moran em uma de
suas entrevista coloca: "As tecnologias permitem um novo encantamento
na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e
pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu
próprio ritmo. O re-encantamento, em grande parte, vai depender de nós." Isto
nos reporta a uma análise do nosso desejo de crescermos cada vez mais, buscar
ferramentas novas que motivem nossos alunos a querer, ter gosto em aprender, e
serem eficientes.
FRANCINI PEREIRA BIANCHINI
Nenhum comentário:
Postar um comentário