sexta-feira, 13 de abril de 2012

Conceituando Web Quests


Web Quest é uma metodologia de pesquisa orientada da web , em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de San Diego em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March.

Para desenvolver uma Web Quest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.
Uma WebQuest tem a seguinte estrutura:
  • Introdução - Esta é uma das partes principais da Web Quest, pois fornece aos alunos algumas pistas sobre o tema ou aventura que será desenvolvida, tentando despertar o interesse pela temática a investigar. Deverá ainda envolver os alunos na problemática para despertar a motivação para explorar as outras partes da Web Quest.
  • Tarefa - A tarefa tem de ser algo mais do que simplesmente responder a perguntas concretas sobre fatos ou conceitos ou reescrever a informação que aparece no ecrã do computador. As WebQuest só produzem resultados se forem muito bem planejadas, com tarefas que realmente possam facilitar a aprendizagem e que valorizem a investigação. A tarefa deve ser bem planificada e principalmente desafiante e executável. 
  • Processo - Nesta fase da Web Quest, são definidos os passos necessários à realização da tarefa. Estes passos devem ser apresentados de forma clara e objetiva, visando a realização do trabalho em grupo de forma mais autônoma e com menor intervenção do professor. O processo também se torna bastante rico, quando o professor fornece aos alunos os diferentes papéis a serem distribuídos entre os elementos da equipe, o que faz com que a organização das atividades seja melhor estruturada.
  • Recursos - Neste componente da Web Quest, são apresentados os recursos ou sites que os alunos devem consultar para concluir as atividades propostas, levando em consideração o nível etário dos alunos e também o tipo de informação disponibilizada, ou seja, o nível de fiabilidade do material. Para isto, é necessário que o professor consulte previamente as fontes, não apenas escolhendo hiperligações, mas analisando-as, para garantir a sua importância e potencial pedagógico.
  • Avaliação - A avaliação das atividades realizadas pelos alunos numa Web Quest deve conter critérios qualitativos e quantitativos, além de fornecer informações claras que os levem a perceber quais foram os seus erros e no que devem melhorar. Outros pontos que devem ser considerados, são a avaliação individual e coletiva, pois quando os alunos têm em mente o que o professor irá avaliar, a qualidade dos trabalhos efetuados é bem melhor.e
  • Conclusão - A conclusão é a ultima etapa de uma Web Quest e deve remeter os alunos para uma reflexão sobre as atividades propostas e concluídas. Neste ponto também se deve incentivar fortemente a que novas atividades de pesquisas sejam efetuadas e que os alunos possam utilizar os resultados do trabalho noutros contextos.

Por  tratar-se de um trabalho essencialmente educativo é frequente acrescentar ainda sugestões e orientações para o professor.
A Web Quests pode ser desenvolvida de múltiplas formas cabe ao professor esta buscando novos desafios para que possa estar passando para seus alunos.

Passos para elaboração de uma Web Quest

Planejar: Definir o tema, selecionar fontes de informação, delinear a tarefa, estruturar o processo.
Formatar: escrever a introdução, escrever a conclusão, inserir o conteúdo no gabarito.
Publicar: fazer os acertos finais, publicar a Webquest.
Gabaritar: nessa etapa é necessário usar um editor HTML, o que exige conhecimento em informática.

SUELLEN MAGALHÃES ALVES

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